domingo, 19 de agosto de 2012

Por acaso a Bíblia é um horóscopo?





A Paz do Senhor amados. Após um breve tempo sem postar neste blog, pois tive muitas tarefas que me ocuparam muito, estou retornando graça ao bom Deus às minhas postagens no Inconsciência Cristã.

Certa vez, vagando pela Internet em busca de estudos interessantes, deparei-me com um blog reformado que não lembro o nome e copiei uma postagem muito interessante.

Trata-se de um costume muito comum entre os evangélicos... costume esse que fere principalmente uma importante regra de interpretação bíblica: "Texto sem contexto, é pretexto para heresia", além de criar o chamado "horóscopo evangélico". Leiam e meditem:

Texto base: Josué 1:8

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido".

"Tira uma palavra pra mim, pastor". Você já ouviu isso? Em alguns programas de rádio e TV evangélicos, é comum as pessoas ligarem para o apresentador pedindo uma palavra. Por quê? Os próprios apresentadores, que são pastores, líderes e pregadores, incentivam essa prática. O problema não está em pedir uma palavra para um irmão, porque precisamos uns dos outros pela multiforme graça de Deus, mas o problema está na forma como isso é feito.

O apresentador do programa sorteia uma palavra na Bíblia com seu "dedo ungido" e assume que essa palavra sorteada é a revelação de Deus para a pessoa que ligou. É óbvio que o Senhor é poderoso para falar com uma pessoa imediatamente na hora em que ela abre a Bíblia, mas isso não é uma regra, e sim uma exceção. A Bíblia não é um horóscopo.

O Senhor quer que nós meditemos na Palavra dEle de dia e de noite: "Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás." (Josué 1:8).

Meditar é, segundo o dicionário, pensar maduramente, refletir muito, considerar, estudar. Portanto, para meditar na Palavra de Deus é necessário dedicar tempo. Porém, isso não parece muito confortável, porque é muito mais fácil sortear uma palavra e assumir como a revelação de Deus.

O risco de sortear versículos é analisar textos fora de contexto, que só servem de pretexto. Um fato curioso, é que as pessoas que sorteiam versículos na Bíblia dificilmente sorteiam versículos de repreensão ou correção, sempre sorteiam versículos de promessa e vitória, ou seja, normalmente falam aquilo que as pessoas querem ouvir. Jesus fazia isso? Leia os Evangelhos e verás que não.

Quem tem o costume de sortear versículos da Bíblia, provavelmente já passou pela situação onde sorteou um versículo, o desprezou e logo a seguir sorteou outro. Por acaso Deus errou no sorteio da Palavra ou foi a pessoa que pensou que aquele versículo não serviria para o momento? Então, quer dizer que se pode analisar a revelação de Deus para saber se vale ou não? Também "tiramos uma palavra" para essas pessoas: Provérbios 6:6: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio".

Se Deus é um Deus do sorteio, então ore a Ele seis vezes pedindo para mostrar um número de cada vez, depois você joga na mega-sena acumulada e nos conte se deu certo ou não.

Jesus disse que pelos frutos conheceríamos uma árvore (Mateus 12:33). Como são as pessoas que estão sendo ensinadas com "versículos sorteados"? Deus não nos deu um horóscopo, Ele nos deu a Sua Palavra, Viva e Eficaz.
Que o Senhor guarde essa mensagem em nossos corações. Amém.

Agradeço ao autor por esta belíssima mensagem, embora não lembre o site.